A Assessoria Contábil é um serviço realizado por profissionais especializados na área de Contabilidade. A sua função básica é gerar relatórios por meio da classificação, do lançamento e da análise dos atos e fatos que ocorrem na movimentação financeira de uma empresa, registrando ativos, passivos e apurando Receitas, despesas, resultado e consequentemente os tributos devidos.

No entanto, ao contrário do senso comum, a Assessoria Contábil vai muito além das atividades burocráticas de registrar e controlar dados e documentações contábeis.

Uma boa Assessoria Contábil acaba assumindo um papel estratégico de auxiliar a gestão dos negócios de uma empresa a partir do momento em que realiza avaliações constantes, analisa de forma crítica a movimentação financeira e diagnostica gargalos no processo.

A partir destas informações, a Assessoria pode orientar e nortear a empresa sobre as melhores práticas para aplicação e administração de recursos, enquadramento fiscal e tributário, impostos incidentes nas relações comerciais e trabalhistas, por exemplo.

 

Assessoria Contábil Revisa

 

Com quase 10 anos de experiência de atuação, a Revisa Contábil é referência em Assessoria Contábil em Minas Gerais, tendo como diferenciais o atendimento personalizado, a qualificação de seus profissionais e a capacidade de inovar e buscar soluções diferenciadas para os seus clientes.

A Assessoria Contábil Revisa oferece os seguintes serviços:

  • Abertura de empresa – contrato social, registros, certificados, enquadramento, definição de regime tributário, entre outros.
  • Registro, Conciliação, Apuração de impostos de empresas de todos os portes e ramos de atividades sejam optantes pelo SIMPLES, Lucro Presumido, Real ou Arbitrado.
  • Emissão dos Diversos Relatórios Contábeis em IFRS - Normas Internacionais de Contabilidade (Balancete, Livro Caixa, Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC).
  • Gestão estratégica – acompanhamento do negócio e orientação para a empresa.

Todos os serviços da Assessoria Contábil Revisa são realizados por Contadores credenciados e capacitados, com experiência e conhecimento nas áreas contábil, tributária, trabalhista e previdenciária.

Como funciona uma Assessoria Contábil

 

Para que uma Assessoria Contábil seja efetiva e tenha bons resultados, é fundamental que as duas partes – contabilidade e cliente, trabalhem em parceria e mantenham um canal de comunicação aberto e eficaz. 

 

Veja como o cliente pode ajudar: 

 

  • Manter a sua documentação em dia e de forma organizada - planilhas de fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos, notas fiscais pagas e emitidas, folha de pagamento, entre outros.
  • Realizar regulamente o repasse de documentação e de informações necessárias para a Contabilidade. 
  • Atualizar a Contabilidade sobre alterações importantes no negócio – novos produtos, expansão de mercado (novas localidades), aquisição de patrimônio, entre outros.
  • Manter a Contabilidade informada sobre problemas ocorridos. 

 

Assim, a Assessoria Contábil poderá:

 

  • Realizar corretamente a descrição, o registro e o controle da movimentação financeira da empresa, apurando quanto arrecada, quanto gasta, impostos, resultados e lucratividade.
  • Manter todos os controles, registros e documentações da empresa atualizados e regularizados no sistema contábil e nos órgãos competentes.
  • Prevenir a empresa contra possíveis autuações e/ou penalidades legais e financeiras.
  • Fornecer para a empresa informações sobre as movimentações financeiras que vão favorecer a tomada de decisão mais estratégica.

Orientar melhor a empresa sobre possíveis alterações no fluxo de caixa, melhor enquadramento de impostos, documentações necessárias para controle, entre outros.

POR QUE TER UMA ASSESSORIA CONTÁBIL PARA SUA EMPRESA

Muito mais que atender a uma exigência legal de ter um acompanhamento contábil - conforme define o Novo Código Civil Brasileiro; manter uma Assessoria Contábil é uma forma de ter o controle do negócio, com informações que favorecem a tomada de decisões mais assertivas e permitem planejar o futuro da empresa. Além disso, é também uma forma de resguardar a empresa de problemas que podem colocar em risco o negócio, tais como má gestão financeira, possíveis desvios e, até mesmo, crimes.

Informações estratégicas

O acompanhamento constante e regular da movimentação financeira permite que a empresa tenha conhecimento da sua situação atual e possa se planejar, no curto, médio e longo prazo, em relação à administração e investimento dos recursos e a expansão do negócio.

Gestão do negócio

Qual a melhor faixa de imposto para se enquadrar, de acordo com o tipo de negócio? Qual o melhor regime a adotar – Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido? Estas definições estratégicas impactam nas margens de lucro e na competitividade da empresa.

Sempre em dia com a legislação

Através de parceria com Consultoria Jurídica, a Assessoria Contábil está sempre atualizada sobre publicações e alterações nas legislações municipais, estaduais e federal. Isso para que a sua empresa esteja em dia com as suas obrigações legais e evite multas e passivos.

Documentação atualizada e regularizada

Com a Assessoria Contábil a sua empresa passa a ter todos os controles, registros e documentações em dia. Isso permitirá que a empresa mantenha tudo sempre atualizado no sistema contábil e regularizado junto aos órgãos competentes, evitando qualquer passivo ou problema.

Avaliação de Impactos de um funcionário no fluxo de caixa

Orienta a empresa sobre os impactos no fluxo de caixa em virtude de pagamentos e encargos incidentes nas movimentações de funcionários, seja com Contratação, Férias, Décimo Terceiro, Convenção de Trabalho e Dissídios, Desligamentos ou mudanças ocorridas na legislação trabalhista, entre outros.

Enquadramento de impostos para novos produtos/serviços

Avalia e orienta a empresa sobre os impostos e taxas aplicáveis em seu processo produtivo ou prestação de serviços, mostrando como poderá calcular isso para precificar seu novo produto ou serviço e como a questão impactará em sua competitividade no mercado.